É recomendável mudar de nome quando se converte ao Islam?

É recomendável mudar de nome quando se converte ao Islam?

Em princípio, não é necessário mudar o nome, pois os companheiros do Profeta (que Allah esteja satisfeito com todos eles), quando entravam no Islam, mantinham seus nomes árabes ou não árabes, exceto quando houvesse um nome cujo significado fosse repulsivo ou inaceitável para o Islam.

É necessário mudar de nome nos seguintes casos:

  1. Quando o nome significar adoração a outra divindade ou que contenha um significado contrário à fé:

Por exemplo, quando o que se converte tem um nome como ‘abdul-Masih (adorador/servo do Messias), ‘abdun-Nani (adorador do Profeta) ou shenuda (filho de Allah), que Allah nos proteja da idolatria!

Ou ser chamado por um dos nomes de Allah, os quais contenha um de Seus atributos exclusivos.

Como se chamar: Rei dos reis ou similares.

  1. Quando o nome significa algo sujo ou inaceitável

Allah, o Altíssimo, proíbe tudo o que é prejudicial tanto os alimentos e bebidas como nos demais âmbitos da vida, inclusive usar nomes desagradáveis ou com significados negativos após a conversão ao Islam. Allah disse: “Que péssimo é vos comportardes como corruptos (difamando e colocando apelidos ofensivos) após haverdes sido agraciados com a fé!” (Alcorão, Hujuraat, 49: 11). Nestes casos, muda-se o nome por outros que não tenham significados ou conotações similares, para, assim, livra-se da confusão proibida no Islam.

É recomendável mudar o nome quando:

O novo nome é dos mais amados por Allah, como ‘Abdullah, ‘Abd Rahman e todo aquele que englobe os significados da adoração a Allah ou agradecimento a Ele. E isto é igualmente recomendável aos muçulmanos que nascem na religião e os convertidos.

  • É lícito mudar o nome ainda que não haja motivo, como usar um nome árabe, mesmo não sendo recomendável ou algo aconselhado pelo Islam.
  • O significado do nome é contrário ao Islam?
    • Sim => então, é obrigatório mudá-lo.
    • Não => Há alguma conotação particular de outra religião ou é famoso entre os religiosos não muçulmanos?
      • Sim => Então, há que se mudar para evitar confusões deve-se evitar assemelhar-se aos não muçulmanos.
      • Não => Há algum significado repulsivo ou inaceitável para o senso comum?
        • Sim => Recomenda-se mudá-lo por outro nome mais bonito e agradável, digno da bondade do Islam.
        • Não => Não é necessário mudá-lo, pois muitos muçulmanos conservaram seus nomes originais não árabes quando entraram no Islam, nas primeiras gerações. É lícito mudar o nome ainda que não haja razão e, neste caso, é recomendável mudá-lo para outro melhor e que possua melhor significado, como Abdullah ou ‘Abd Rahman.