A compaixão (Exemplos de bons modos da vida do Profeta)

Exemplos de bons modos da vida do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele)

 O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) era o mais completo exemplo dos bons modos.

 

O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) era o melhor e mais ilustre exemplo de bons modos. Por isso, o Alcorão descreve seu comportamento como grandioso e magnânimo. Sua esposa ‘Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) o descreveu acertadamente quando disse: “seu comportamento era o Alcorão”, quer dizer, era o exemplo vivo do Alcorão.

A compaixão:

  • O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Os compassivos serão tratados com compaixão pelo Mais Compassivo. Assim, sê compassivo com aqueles que habitam a Terra e sereis tratados com compaixão por Quem está no céu” (Tirmidhi, 1924 e Abu Dawud, 4941).

A compaixão e a misericórdia do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) são certificadas em muitos âmbitos, por exemplo:

Com as crianças:

  • Um beduíno veio até o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) e disse: “Beijais vossos filhos? Eu não o faço”. E o Profeta respondeu ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele): “Que posso fazer por ti, se Allah retirou a misericórdia de seu coração?” (Bukhari, 5652 e Muslim, 2317). Outro homem o viu beijar seu neto Hassan e exclamou: “Tenho dez filhos e jamais beijei nenhum deles”. E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) respondeu: “Quem não é compassivo com os demais não receberá compaixão” (Muslim, 2318).
  • “Uma vez, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) rezou com sua neta nos braços, Umamah Bint Zainab, quando se prostrava, colocava-a sentada no chão e quando se levantava, levantava-a novamente” (Bukhari, 494 e Muslim, 543).
  • Quando escutava alguma criança chorar durante a oração, então terminava a oração mais rapidamente. Abu Qatada narrou que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Às vezes, rezou com a intenção de estendê-la (a oração), mas quando escutou uma criança chorar, então, abreviou, para que a mãe não sofresse” (Bukhari, 675 e Muslim, 470).

Com a mulher:

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) enfatizou o cuidado e o bom trato às filhas. Dizia: “Quem cuidar bem de suas filhas e tratá-las com benevolência, será protegido do Fogo” (Bukhari, 5649 e Muslim, 2629).

Também deu ênfase no trato benevolente à esposa, o interesse nos assuntos dela e considerar as circunstâncias. Ordenou aos muçulmanos o cuidado com as mulheres. Disse: “Aconselho-vos a tratar bem vossas mulheres” (Bukhari, 4890).

O comportamento do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) com sua família é o melhor exemplo de carinho e compaixão, como colocar seu joelho para que Safia (que Allah esteja satisfeito com ela) apoiasse seu pé para subir no camelo (Bukhari, 2120); ou quando sua filha Fatima (que Allah esteja satisfeito com ela) vinha, segurava-a pela mão, beijava-a e sentava-a onde ele estivesse sentado” (Abu Dawud, 5217).

Com os fracos:

 O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) igualou aqueles que mantêm uma viúva ou um pobre àqueles que combatem pela causa de Allah.

  • O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) exortou as pessoas a adotarem um órfão. Disse: “Eu e aquele que adotar um órfão estaremos juntos no Paraíso” (Bukhari, 4998).
  • O Islam considera a pessoa que mantém uma vida ou a um pobre como combatente pela causa de Allah, ou como quem jejua durante o dia e reza durante a noite (Bukhari, 5661 e Muslim, 2982).
  • A solidariedade com os mais fracos e os pobres é razão para que Allah conceda mais sustento e a vitória sobre os inimigos. O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Cuida dos débeis, pois são causa de vossas vitórias e vosso sustento” (Abu Dawud, 2594).

Com os animais:

 Uma vez o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) viu um pássaro dar voltas buscando seus filhotes que haviam sido levados por alguns de seus companheiros e disse: “Quem é o causador de dor a este pássaro? Devolva suas crias”.

  • O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) deu ênfase ao bom trato aos animais, não exigir deles acima de suas capacidades e não causá-los danos. Disse: “Certamente Allah prescreveu a benevolência em todos os assuntos; caso matem, fazei bem feito, que afies vossas facas e não façais com que sofra o animal” (Muslim, 1955).
  • Um companheiro disse: Uma vez o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) viu que havíamos queimado um formigueiro e nos perguntou: “quem fez isso?”, respondemos: “nós”. Disse: “Ninguém deve castigar com fogo, exceto o Senhor do fogo” (Abu Dawud, 2675).