A crença na divindade de Allah (Os seis pilares da fé)

 Dedicar a adoração somente a Allah é o significado de “la ilaha illa Allah”.

Significado da crença na divindade de Allah, o Altíssimo:

Crer que Allah é o único que merece todo tipo de adoração, externa e interna. Quer dizer, que se deve dedicar a Allah todos os tipos de adoração, como, por exemplo, a súplica, o temor, encomendarmos somente a Ele, o pedido de socorro, a oração, a caridade obrigatória e o jejum. Ninguém merece adoração exceto Allah, tal como é dito no versículo: “Vossa divindade é uma só, não há outra, salvo Ele, o Clemente, o Misericordioso” (Alcorão, Baqara, 2: 163).

Allah nos disse que a divindade é uma só, ou seja, que há apenas um ser adorado por direito, não é possível haver outro deus, senão Ele e ninguém deve ser adorado, exceto Ele.

A importância da crença na divindade de Allah, o Altíssimo:

Evidencia-se a importância da crença na divindade de Allah por diferentes razões:

  1. O objetivo pelo qual Allah criou os gênios e os humanos foi para que lhe adorassem – exclusivamente a Ele, sem nenhum parceiro – por isso, Allah disse: “Por certo que tenho criado os gênios e homens para que Me adorem” (Alcorão, Dhaariyaat, 51: 56)
  2. O propósito de Allah ter enviado os profetas, que a paz esteja com todos eles, e ter revelado os livros sagrados é reafirmar que Allah é o único com direito a ser adorado e que há o dever de recusar a adoração a qualquer outro que não seja Ele, como disse Allah: “Por certo que enviamos a cada comunidade um Mensageiro (para que os exortasse a) adorar a Allah e evitar o Sedutor” (Alcorão, Nahl, 16: 36).
  3. Que é a primeira obrigação que tem o ser humano, assim como disse o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele), em seu conselho a Muadh Ibn Jabal (que Allah esteja satisfeito com ele), quando o enviou ao Yemen: “Certamente chegarás a um povoado da Gente do Livro. Então, a primeira coisa que tem que fazer é convidar as pessoas a testemunhar que não há outra divindade, exceto Allah (la ilaha illa Allah)” (Bukhari, 1389 e Muslim, 19). Quer dizer, convidá-los a dedicarem a Allah todos os atos de adoração.
  4. A crença na divindade é o verdadeiro significado de “la ilaha illa Allah” (não há divindade, exceto Allah). Porque o significado de “divindade” é “aquele que é adorado”, e posto que Allah é o único com direito a ser adorado, não se deve dedicar nenhum ato de adoração a outro.
  5. A crença na divindade de Allah é o resultado lógico da crença em que Allah é o Criador, o Soberano