A crença nos nomes e atributos de Allah (Os seis pilares da fé)

A crença no que Allah atribuiu para Si mesmo, que encontramos no Alcorão e na tradição de Seu Mensageiro, ou seja, nos nomes ou atributos com os quais Allah Se descreveu.

Allah possui os mais belos nomes e os atributos mais sublimes, nada, nem ninguém se assemelha em Seus nomes e atributos. Allah disse: “Nada se assemelha a Ele e Ele é Onividente, Oniouvinte” (Alcorão, Shura, 42:11). Por isso, Allah não tem comparação com nenhuma criatura em Seus nomes e atributos.

Alguns dos belos nomes de Allah, o Altíssimo:

Disse Allah, o Altíssimo: “O Compassivo, o Misericordioso” (Alcorão, Fatiha, 1: 3).

Disse Allah, o Altíssimo: “Allah é o Oniouvinte, Onividente” (Alcorão, Shura, 42: 11).

Disse Allah, o Altíssimo: “Ele é o Poderoso, o Sábio” (Alcorão, Luqmaan, 31: 9).

Disse Allah, o Altíssimo: “Allah, não há divindade, salvo Ele, o Vivente, o Eterno” (Alcorão, Baqara, 2: 255).

Disse Allah, o Altíssimo: “Louvado seja Allah, Senhor do Universo” (Alcorão, Fatiha, 1: 2).

Os frutos da crença nos nomes e atributos de Allah:

  1. Conhecer a Allah: crer em Seus nomes e atributos aumenta nosso conhecimento sobre Allah e, consequentemente, nossa fé n’Ele, fortalecendo nosso monoteísmo. Quem chega a conhecer os nomes e atributos divinos, então, seu coração se inunda de respeito, amor e submissão a Allah, louvado seja.

  2. louvar a Allah por meio de Seus belos nomes é uma das melhores formas de recordar a Allah. Allah disse: “Ó crentes! Recordai Allah constantemente” (Alcorão, Ahzaab, 33: 41).

  3. Pode-se pedir e suplicar a Allah por meio de Seus nomes e atributos. Allah, o Altíssimo, disse: “A Allah pertencem os nomes mais sublimes. Invocai-O, pois, através deles” (Alcorão, ‘Araaf, 7: 180). Um exemplo disso é dizer: “Ó Sustentador, conceda-me o sustento”.

O grau mais alto da fé

A fé possui graus; diminui quando há negligência e desobediência e aumenta quando aumenta a obediência, atos de adoração e dedicação a Allah.

O grau mais alto da fé é chamado, na legislação islâmica, “ihsaan”. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) definiu ihsaan como: “… adorar a Allah como se O visses, porque se tu não O vês, saibas que Ele te vê” (Bukhari, 50 e Muslim, 8)

Recordes: quanto levantares, quando descansares, quando estiveres sério ou divertindo, recordes que Allah te observa, assim que não O desobeças, pois Ele está te vendo. Não deixes que o medo e o desespero tomem conta de ti, porque Allah está contigo. Como podes se sentir só e desamparado quando O invocas por meio da súplica e oração? Como te permites cometer desobediências tendo plena fé que Ele conhece teus assuntos privados e públicos? Se alguma vez te desviares ou te equivocares Allah te perdoará, caso voltes arrependido a Ele.

Dos frutos da crença em Allah, o Altíssimo:

  1. Allah Protege os crentes de tudo que é indesejável e os salva das dificuldades e conspirações inimigas, tal como disse no versículo: “Por certo que Allah defende os crentes” (Alcorão, Hajj, 22: 38).

  2. A fé é causa de uma boa vida, felicidade e alegria. Disse Allah: “A quem trabalhe de forma reta, seja homem ou mulher, conceder-lho-emos uma boa vida” (Alcorão, Nahl, 16: 97).

  3. A fé purifica as almas do desvio, assim, quem crê em Allah, o Altíssimo, entrega seus assuntos somente a Allah – porque Ele é o Senhor do universo, o Deus verdadeiro, não há outro – e não teme nenhuma criatura, nem seu coração se apega devocionalmente a nenhuma pessoa; desta forma, liberta-se das superstições.

  4. O maior vestígio da fé: a obtenção da complacência de Allah e a entrada no Paraíso, residência nele e obtenção da felicidade e misericórdia absoluta.