A quem Allah liberou da obrigação do jejum?

A quem Allah liberou da obrigação do jejum?

Allah permitiu que um grupo de pessoas não jejuasse no Ramadan, para facilitar as coisas, como misericórdia para eles e este grupo é o seguinte:

1 O doente que pode prejudicar sua enfermidade por causa do jejum, neste caso está permitido não jejuar, recuperando o jejum depois do Ramadan.

2 Quem não puder realizar o jejum por ser muito idoso ou por causa de uma doença crônica, este também está liberado do jejum. Entretanto, deve dar de comer a um pobre por dia de jejum, dando-lhe a quantidade de um quilo e meio de grãos, os que forem mais consumidos no país.

3 O viajante, durante sua viagem e num período menor que quatro dias em sua residência temporária, neste caso está permitido que não jejue, mas deve recuperar os dias que não jejuou depois do Ramadan. Allah, o Altíssimo, disse: “E quem estiver doente ou em viagem (e não jejuar) deverá repor os dias ano jejuados, posteriormente, e assim completar o mês” (Alcorão, Baqara, 2: 185).

4 A mulher se está no ciclo menstrual ou pós-parto, não é obrigatório que jejue e se o faz, torna-se inválido. Ela deverá recuperar os dias perdidos depois do Ramadan (ver página 96).

5 A mulher grávida ou que está amamentando, estão liberadas quando temerem prejuízo para seu bebê ou para ela mesma e, então, deverá recuperar esses dias não jejuados.