A salah em grupo (salatul jama’ah)

A salah em grupo (salatul jama’ah)

Allah determinou para os homens que realizassem as cinco orações em grupo e mencionou que isto tem como virtude muitas recompensas. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “A oração em grupo é vinte e sete vezes maior que a oração individual” (Bukhari, 619 e Muslim, 650).

O mínimo que compõe um grupo é um imaam (quem dirige a oração) e uma pessoa que o segue (mamun) e, quanto maior o número de pessoas rezando, mais agradável para Allah.

Significado de seguir um imaam na salah:

É seguir o imaam (como mamun) coordenando sua oração com a do imaam (aquele que dirige), seguindo-o no ruku, sujud e escutando sua recitação, sem se adiantar nos movimentos, nem atrasar muito, senão que as ações devem ser repetidas imediatamente depois dele.

Disse o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele): “Certamente o imaam deve ser seguido; assim que pronuncia o takbir, deve-se acompanhá-lo e não se deve fazer o takbir até que ele o faça primeiro. Quando se inclinar, deve-se inclinar junto e não inclineis até que ele o faça primeiro. Quando disser “sami’a Allahu liman hamidah”, responda: “rabbana wa lakal hamd”. Quando fizer sujud, faça-o também e não vos prostreis até que ele se prostre.” (Bukhari, 701; Abu Dawud, 603 e Muslim, 414).

Quem tem preferência para ocupar o lugar de imaam?

Tem preferência aquele que melhor memorizou o Alcorão Sagrado, tal como disse o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele): “O imaam de um grupo é o que melhor recita o Livro de Allah, mas, se estão em nível de igualdade, então, o que conhece melhor a sunnah” (Muslim, 673).

Como são dispostos o imaam e os que oram?

É necessário que o imaam se encontre adiante e que aquele que reza esteja na fileira atrás do imaam, completando-se as filas em ordem. Ao passo que se há apenas uma pessoa junto com o imaam, então, deve se posicionar à direita do imaam..

Como completar sua oração caso tenha chegado tarde?

Quem ingressar na oração após o imaam ter completado mais de uma ra’kah, deve entrar seguindo o imaam; quando aquele terminar com o taslim, a pessoa não faz as saudações, mas, levanta-se e completa as unidades (ra’kah) que lhe faltam.

Esta pessoa deve calcular o que perdeu, que não foi feito com o imaam (do início da salah) e é esta parte que deve recuperar ao final da oração.

Quando chega à primeira ra’kah?

A oração é mensurada pelo número de ra’kah que possui. Quem chega a tempo de alcançar o imaam durante o ruku, então completou a unidade da salah (oração). Mas, quem perdeu o ruku com o imaam, deve segui-lo até completar os movimentos e, ao final, deve recuperar a unidade perdida, assim que o imaam terminar.

Exemplo de como se completa a salah para quem não chega a tempo de realizá-la desde o princípio com o imaam:

Quem alcançar o imaam na segunda ra’kah da oração do fajr, deve se levantar depois da saudação do imaam sem pronunciar a saudação e recuperar o que não realizou da oração. E não saúda até que tenha completado a oração, porque a salatul fajr é composta de duas ra’kah (unidades de oração) e só finaliza aquele que chega à última ra’kah.

Quem chegar e o imaam estiver no último tashahhud do salatul maghrib, deve realizar três ra’kah completas, imediatamente após a saudação do imaam. Porque é considerado que a pessoa não completou nenhuma ra’kah, já que não chegou a tempo de nenhum ruku.

Quem chegar a tempo de alcançar o imaam no ruku da terceira ra’kah da salatul dhuhr, então realizará com o imaam duas ra’kah (as duas últimas); assim, quando o imaam saudar, deve se levantar e completar as que faltam, duas unidades da salah (ra’kah), ou seja, a terceira e a quarta, pois o dhuhr possui quatro ra’kah.