A virtude de se convidar ao Islam (o convite ao Islam)

O convite ao islam é das obras mais nobres e um dos atos de adoração mais grandiosos, e, por isso, elogia-se este ato no Alcorão e na Sunnah:

  1. O convite ao Islam é o caminho do êxito nesta vida e na outra. O altíssimo disse: “Que haja, entre vós, aqueles que convidam aos bem, ordenando o bom e proibindo o mal. Esses são os que terão êxito” (Alcorão, Al ‘Imran, 3: 104).
  2. As palavras daqueles que convocam ao Islam são as mais amadas por Allah. Allah, o Altíssimo, disse, sobre as palavras proferidas pelos divulgadores do Islam: “Quem pode expressar palavras mais belas que aquele que exorta os homens a crerem em Allah, agir corretamente e dizer ‘certamente conto entre os que se submetem a Allah’?” (Alcorão, Fussilat, 41: 33). Suas palavras são as melhores, posto que guiam até Allah, até a adoração e liberdade da idolatria e escuridão.
  3. O convite ao Islam é também uma ordem de Allah, louvado seja: “Convoca à senda de teu Senhor com sabedoria e belas palavras. Argumentais da melhor maneira” (Alcorão, Nahl, 16: 125). O muçulmano que convida ao Islam deve fazê-lo com sabedoria e consciência, consciente da realidade e do que mais necessitam aqueles que o escutam, exortando-os da melhor maneira e dialogando com eles com sabedoria e belas palavras.
  4. É função dos Mensageiros, em especial de nosso amado Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele), a quem Allah mandou como testemunhas de toda a humanidade, que anunciem o Paraíso aos crentes e o Fogo aos incrédulos e pecadores, iluminando a humanidade. Allah, o Altíssimo, disse: “Ó Profeta! Em verdade temos te enviado como testemunha, como alvissareiro e admoestador. Exortes (os homens a crer em) Allah com Sua anuência e és como uma lâmpada luminosa (que guia aqueles que estão nas proximidades da luz da fé). Anuncia aos crentes que receberão um imenso favor de Allah” (Alcorão, Ahzaab, 33: 45-47).
  5. O convite ao Islam é uma porta para o bem infinito pois, para cada um que responde ao convite e é guiado por teu intermédio, Allah te concede a mesma recompensa que ele em todos os atos de adoração, boas obras e orientação aos demais. Em consequência, a recompensa para o que convida ao Islam é imensa e magnânima. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Quem convida à boa orientação terá a mesma recompensa daqueles que o seguirem, sem que se perca nada na recompensa” (Muslim, 2674).
  6. A recompensa e o valor de quem convida ao Islam é melhor, ante Allah, que todos os prazeres e bens da vida mundana. Ele é Quem recompensa e não as pessoas, e, por isso, Allah disse: “Se não credes (na Verdade que vos trouxe), sabei que não vos exijo retribuição alguma por isso, porque minha recompensa só virá de Allah; e foi-me ordenado que fosse um dos submissos” (Alcorão, Yunus, 10: 72). O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Uma pessoa que é guiada por Allah até ti é melhor que possuir os melhores camelos” (Bukhari, 2847 e Muslim, 2406).