Agradecer à bênção da orientação e ao arrependimento

Agradecer à bênção da orientação e ao arrependimento

Dentre as obras mais importantes que o muçulmano faz, está o agradecimento a Allah por Sua bênção em relação ao arrependimento e Sua orientação:

  1. Apegar-se à Sua orientação e ser paciente diante das dificuldades:

O Islam não é somente um pensamento ou uma inclinação, senão que é uma religião que guia todos os nossos assuntos da vida, por isso é o maior presente dado por Allah à humanidade. E, como todo presente valioso, há que ser cuidado e protegido de tudo aquilo que possa prejudicá-lo. Allah, o Altíssimo, disse a Seu Mensageiro, ordenando-o a se apegar ao Islam e o Alcorão e não renunciar a nada da Mensagem: “Apega-te ao que te foi revelado (o Alcorão); por certo que tu estás na senda reta” (Alcorão, Zukhruf, 43: 43).

O novo muçulmano não há de se entristecer pelas adversidades que possa encontrar em seu caminho, depois de seu ingresso no Islam. Pois, sendo uma lei divina, mesmo que os profetas e seguidores tivessem sido atacados, a resposta sempre foi a paciência e o esforço na defesa de sua fé, explicando-a da melhor maneira possível. As histórias dos profetas no ensinam muitos exemplos; eles foram agredidos por seus familiares e seus povos, mas nunca desistiram da Mensagem, nem renunciaram sua religião. Estas dificuldades são, também, provas para a fé; assim, há que se apegar ainda mais ao Islam e suplicar a Allah, como fazia o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele): “Ó Allah, Tu que modificas os corações, firma meu coração em Tua religião” (Tirmidhi, 2140).

Neste contexto é dito no versículo: “Acaso pensam os homens que lhes será deixado dizer ‘cremos!’ sem serem postos à prova? Por certo que provamos àqueles que lhes precederam e Allah bem sabe quem são os sinceros e quem são os mentirosos” (Alcorão, ‘Ankabut, 29: 2,3).

  1. Esforçar-se em convidar as pessoas ao Islam com sabedoria e bom conselho:

É uma das melhores maneiras de agradecer à bênção do Islam, assim como uma das melhores maneiras de perseverar no caminho de Allah. A pessoa que se cura de uma doença grave, que o fez sofrer dias e noites, porque encontrou o tratamento adequado, é quem mais pode ajudar os que sofrem da mesma doença, difundindo a cura entre as pessoas, especialmente entre os mais próximos: familiares e amigos.