As virtudes da peregrinação

As virtudes da peregrinação

 É necessário que o muçulmano que queira peregrinar aprenda os ensinamentos relativos à peregrinação.

Existem numerosos textos que mencionam as grandes virtudes e os benefícios da peregrinação; estes são alguns:

  1. É das melhores e mais excelentes obras. Perguntaram ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) qual a melhor das obras e ele respondeu: “crer em Allah e Seu Mensageiro”. Perguntaram: “e depois?” e ele disse: “esforçar-se no caminho de Allah”, mais uma vez perguntaram: “e depois?” e ele respondeu: “a peregrinação aceita por Allah” (Bukhari, 1447 e Muslim, 83).
  2. Uma oportunidade magnânima para conseguir o perdão de Allah. O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Quem peregrinar e se abster (durante os dias do hajj) das relações maritais e não cometer nenhuma obscenidade, então, voltará da peregrinação puro como quando do dia que sua mãe lhe deu à luz” (Bukhari, 1449 e Muslim, 1350); isso quer dizer, voltará sem pecados.
  3. Uma grande oportunidade para a salvação do Fogo. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Não há dia melhor e quando Allah libera mais gente do Fogo que o dia de Arafat” (Muslim, 1348).
  4. Não há outra recompensa, senão o Paraíso. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “O hajj bem realizado não tem outra recompensa, senão o Paraíso” (Bukhari, 1683 e Muslim, 1349).

Estas virtudes e outras são para aqueles que peregrinam com a intenção sincera e o coração limpo, seguindo o exemplo do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele).