As virtudes de Meca e da Mesquita Sagrada

As virtudes de Meca e da Mesquita Sagrada

A Mesquita Sagrada se encontra na cidade de Meca, a oeste da península arábica, e merece a máxima consideração e as melhores virtudes no Islam:

  1. Em seu centro, encontra-se a Nobre Kaabah

 Porta da Kaabah com inscrições dos versículos do alcorão. .

A Kaabah é uma construção cúbica que está no centro da Mesquita Sagrada, na honrada cidade de Meca.

É conhecida como quiblah, a direção para a qual os muçulmanos se dirigem em suas orações e demais atos de adoração que Allah ordenou.

Foi construída pelos profetas Abraão e Ismael (que a paz esteja com eles), por ordem de Allah. Depois foi reconstruída várias vezes.

Allah, o Altíssimo, disse: “E quando Abraão e Ismael levantaram os cimentos da Casa disseram: ‘ó Senhor! Aceita nossa obra, Tu és o Oniouvinte, Onisciente’” (Alcorão, Baqara, 2: 127).

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) participou, junto com as tribos de Meca, na colocação da pedra negra, no momento da reconstrução da Kaabah.

  1. É a primeira mesquita do mundo:

Quando Abu Darr (que Allah esteja satisfeito com ele), um distinto companheiro do Profeta (que a suas e as bênçãos de Allah estejam com ele), perguntou: “Qual é a primeira mesquita construída na Terra?” O Mensageiro de Allah respondeu: “a Mesquita Sagrada”. Então, perguntou: “E qual foi a seguinte?”, respondeu: “A mesquita al-Aqsa (de Jerusalém)”, perguntou: “Quantos tempo se passou entre a construção delas?”, respondeu: “quarenta anos, sempre que puderes rezar nelas, faça-o, pois há muitas virtudes nisto” (Bukhari, 3186 e Muslim, 520).

  1. Ao se rezar nela, obtém uma recompensa multiplicada

Já que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Uma oração em minha mesquita (a mesquita de Medina) é melhor que mil em outras, exceto na Mesquita Sagrada. E rezar na Mesquita Sagrada é melhor que cem mil em outras” (Ibn Majah, 1406 e Ahmad, 14694).

  1. Foi declarada sagrada por Allah e Seu Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele)

Allah, o Altíssimo, disse: “Foi-me ordenado adorar ao Senhor desta cidade (Meca), Quem a declarou sagrada e Quem tudo possui. Também me foi ordenado contar-me entre os que se submetem a Allah” (Alcorão, Naml, 27: 91).

Por isso, Meca é sagrada e inviolável, nela não se pode derramar sangue, nem cometer injustiças, nem caçar, nem cortar árvores ou arbustos.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Allah é Quem fez sagrada e inviolável a cidade de Meca, mas não as pessoas. Por isso, não está permitido, para quem crê em Allah e no último Dia, derramar sangue nela ou cortar uma árvore” (Bukhari, 104 e Muslim, 1354).

  1. Por ser a terra mais amada por Allah, louvado seja, e Seu Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele):

Um companheiro do Profeta conta: “Vi que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) estava montado em seu camelo em Hazura (um bairro de Meca) e disse: ‘Por Allah, que és a melhor terra de Allah e a mais amada por Allah, e se não fosse por obrigação, não te deixaria’” (Tirmidhi, 3925 e Nasai, 4252).

  1. É o lugar onde Allah determinou que fosse feita a peregrinação, por uma vez na vida, caso haja condições

Foi Abraão, que a paz esteja com ele, quem convocou as pessoas a peregrinarem ali, pela primeira vez. Como resposta ao seu convite, muitas pessoas, de diferentes lugares, começaram a chegar e também, todos os profetas fizeram o mesmo, que a paz esteja com todos eles, tal como nos foi informado por Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele). Allah, o Altíssimo, disse no alcorão, sobre Seu mandamento a Abraão, que a paz esteja com ele: “E (também o ordenamos:) convoca os homens a realizar a peregrinação; virão a ti a pé ou sobre camelos exaustos e de todos os lugares longínquos” (Alcorão, Hajj, 22: 27).