O chamado para a oração (adhan)

O chamado para a oração (adhan)

Allah prescreveu para os muçulmanos que realizassem o adhan para chamar as pessoas para a salah como forma de anunciar o início do horário determinado para a salah e, foi estabelecido o iqamah (lit. ‘estabelecer’) como advertência de que o salah começará no preciso momento. No princípio, os muçulmanos se reuniam e esperavam o horário da salah sem que houvesse ninguém que os convocasse; um dia, decidiram falar sobre o tema e, então, alguns deles, sugeriram: “Utilizemos sinos, como os cristãos usam”, outros disseram:

“Não, melhor utilizarmos uma corneta, como os judeus utilizam”, então, Omar Bin al-Khattab, que Allah esteja satisfeito com ele, disse: “Selecione um homem para que chame para a oração”. O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Bilal! Levanta-te e chama para a salah” (Bukhari, 579 e Muslim, 377).

A forma de realizar o adhan e o iqamah

  • O adhan e o iqamah são obrigatórios para o grupo, não para quem reza sozinho. Entretanto, mesmo que este grupo não o realize, a salah é válida, mas, houve, ali, uma falta.
  • Foi estabelecido que se fizesse o adhan em voz alta, clara e agradável, para que as pessoas escutem e atendam a salah.
  • Existem diferentes fórmulas para se fazer o adhan e o iqamah, todas feitas pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele), mas a mais conhecida delas é:

O iqamah:

  1. Allahu akbar, Allahu akbar (Allah é o maior).
  2. Ash hadu an la ilaha illa Allah (atesto que não há outra divindade exceto Allah).
  3. Ash hadu Anna Muhammadan rasulullah (Atesto que Muhammad é o Mensageiro de Allah).
  4. Haiya ‘ala as-salah (Venha à oração).
  5. Haiya ‘ala al-falah (venha à salvação).
  6. Qad qamatis-salah, qad iqamatis-salah (A oração foi estabelecida, a oração foi estabelecida).
  7. Allahu akbar, Allahu akbar (Allah é o maior).
  8. La ilaha illa Allah (não há divindade exceto Allah).

O adhan:

  1. Allahu akbar, Allahu akbar, Allahu akbar, Allahu akbar (Allah é o maior).
  2. Ash hadu an la ilaha illa Allah, Ash hadu an la ilaha illa Allah (Atesto que não há divindade exceto Allah).
  3. Ash hadu Anna Muhammadan rasulullah, Ash hadu Anna Muhammadan rasulullah (Atesto que Muhammad é Mensageiro de Allah).
  4. Haiya ‘ala as-salah, Haiya ‘ala as-salah (Venha para a oração).
  5. Haiya ‘ala al-falah, Haiya ‘ala al-falah (Venha para a salvação).
  6. Allahu akbar, Allahu akbar (Allah é o maior).
  7. La ilaha illah Allah (não há divindade exceto Allah).

O que se responde ao muadhin (aquele que chama para a oração) quando faz o adhan

É recomendável que aquele que escuta o adhan repita-o, dizendo cada frase completa, com a exceção das duas frases: “haiya ‘ala as-salah” e “haiya ‘ala al-falah”, quando deverá responder: “la hawla wa la qwata illah billah” (não há poder nem força exceto em Allah).

Quem escutar o adhan deve dizer, depois de haver dito o anterior: “Allahumma rabba hadhihi id-da’watit-tammah, was-salahul-qaaimah, ati Muhammadin wasilata wal-faddilah, wab’athul-maqamal-mahmuda al-ladhi wa’adtah” (Ó Allah, Senhor deste chamado completo e da salah estabelecida, conceda a Muhammad a intercessão e a morada que deseja no Paraíso, ressucitando-o na posição abençoada que tens prometido).