O Islam – a religião da vida

O Islam, a religião da vida

O Islam é uma religião que coloca num mesmo nível a vida mundana e a próxima vida. Desta forma, a vida mundana é o terreno no qual o muçulmano semeia o bem em todos os âmbitos de sua vida, para obter Sua recompensa nesta e na outra vida. Essa semeadura e colheita necessitam de uma atitude forte, ativa, séria e responsável para com a vida. Isso se expressa das seguintes formas:

Desenvolvimento da civilização

Allah, o Altíssimo, disse; “Ele os criou da terra e os fez viver nela” (Alcorão, Hud 11:61). Allah nos criou nesta terra e nos ordenou habitá-la e fazê-la progredir por meio do desenvolvimento e das obras que servem à humanidade e que não são contrárias às normas do Islam. Allah fez com que a residência e o progresso na Terra fossem um dos objetivos do ser humano e parte da adoração, mesmo sob circunstâncias difíceis. Por isso, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) ensinou que se o muçulmano se encontra cultivando sua terra e, neste momento, levanta-se o Dia Final, deve, então, semear o que tenha em sua mão, se puder fazê-lo, para que esta seja uma caridade a seu favor (al Musnad: 2712).

A convivência

O Islam convida as pessoas a participarem na formação da civilização, nas melhorias e na convivência pacífica para poder chegar ao mais alto nível ético e a um comportamento correto, apesar das diferenças culturais e religiosas. Também, adverte-nos que o ascetismo e o afastamento da sociedade não é uma forma pregação ou de santidade e, por isso, o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) costumava viver entre as pessoas e era paciente ante as dificuldades que a convivência trazia, e isso era melhor que afastar-se deles (Ibn Majah, 4032).

A religião do conhecimento:

Não é casual que a primeira palavra do Alcorão que foi revelada ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) tenha sido “Lê”. Com isto é reafirmado o apoio do Islam a todos os tipos de conhecimentos que sejam benéficos à humanidade, chegando a transofrmar essa iluminação do conhecimento como o caminho até o Paraíso – para aquele muçulmano que se esforça na busca do conhecimento. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Quem segue um caminho que conduz ao conhecimento, Allah, por meio disto, facilita-o um dos caminhos ao Paraíso” (Ibn Hibban, 84).

O Islam nunca se deparou com um enfrentamento entre religião e ciência, como aconteceu com outras religiões, muito pelo contrário, o Islam incentiva a investigação da ciência porque esta é em benefício da humanidade.

O Islam honra ao sábio e ao professor que ensina as pessoas o bem, já que o próprio Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Todos os seres criados rezam pela pessoa que ensina o bem à gente” (At-Tirmidhi, 2685).