O status da mulher no Islam

O status da mulher no Islam

O Islam dignifica a mulher e a honra, libertando-a da escravidão ao homem e também de ser considerada uma mercadoria barata, sem valor ou dignidade. Estas são algumas das normas relativas às mulheres:

  • O islam concede à mulher seu direito à herança em igualdade ao homem, às vezes herdam em igual medida, às vezes mais ou menos que o homem, dependendo de sua relação de parentesco e de suas obrigações econômicas.
  • O Islam iguala o homem e a mulher em todos os assuntos (as diferenças são a exceção), por exemplo, são iguais em todas as transações financeiras e econômicas, pois o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “As mulheres são irmãs gêmeas dos homens” (Abu Dawud, 236).
  • O Islam garante o direito da mulher livre das escolhas do marido, assim como recai sobre seus ombros boa parte da educação dos filhos. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “A mulher é responsável por si mesma e sua família e isso será questionado dela” (Bukhari, 853, Muslim, 1829).
  • Em respeito e honra à mulher, o Islam mantém o sobrenome do pai e não muda para o do marido, após o casamento.
  • O homem deve cuida-la e mantê-la sem presunção, especialmente se é uma das mulheres cuja manutenção é obrigatória, como a esposa, mãe ou filhas.
  • Também incentiva a servir a mulher necessitada que não tem quem a mantenha, ainda que não seja da família e esta ajuda é um dos melhores atos diante dos olhos de Allah. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Quem ajuda a uma vida ou a um pobre está na mesma posição que o combatente pela causa de Allah e daquele que reza toda a noite e ajuda durante o dia, sem parar” (Bukhari, 5661, Muslim, 2982).

Mulheres cujo cuidado o Islam incentiva:

A mãe: Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou: “Um homem veio ao Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) e perguntou: ‘Ó Mensageiro de Allah, quem é aquele que mais merece minha companhia?’ Ele respondeu: ‘tua mãe’, o homem disse: ‘e depois?’, ‘tua mãe’. Perguntou novamente: ‘e depois?’, ‘tua mãe’; mais uma vez: ‘e depois?’, respondeu: ‘depois teu pai’” (Bukhari, 5626 e Muslim, 2548).

A filha: ‘Uqba Bin ‘Amr (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “Ouvi o Profeta de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) dizer: ‘Quem tenha três filhas e as eduque com paciência, alimente-as, dê-lhes de beber e as vista com o melhor que puder, então, elas serão, para ele, como um muro protetor contra o Fogo no Dia da Ressurreição’” (Ibn Majah, 3669).

A esposa: Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) narrou: “O Profeta (a paz e as bençãos de Allah sejam com ele) disse:” O melhor de vocês é aquele que melhor trata sua esposa e eu sou o único melhor trate sua esposa “(At-Tirmidhi 3895).