O véu islâmico (hijab)

O véu islâmico (hijab):

Allah, o Sapientíssimo, ordenou à mulher crente vestir-se com o véu islâmico porque nela colocou beleza e encanto, razão pela qual ela é mais atrativa e representa uma tentação para o homem, mais que o homem seria para ela.

O Islam legisla o véu islâmico pelas seguintes razões:

  • Para ajudar a mulher a cumprir com sua função na sociedade e nos diferentes âmbitos do conhecimento e do trabalho, sem ser julgada unicamente por sua beleza física, e, assim, protegendo-a do indesejável e preservando sua dignidade e sua castidade.
  • Minimizar e aplacar as possibilidades de assédio sexual e tentação, assegurando, assim, a saúde emocional da sociedade e protegendo a dignidade da mulher.
  • Ajudar aos homens que tratam com mulheres e as olham a serem castos e respeitosos. Assim, tratarão a mulher como um ser humano igual a eles, atribuindo-as todas as capacidades intelectuais e responsabilidades e não as considerando-as como um objeto sexual, para brincadeiras ou diversão.

Características do véu islâmico (hijab):

Allah ordenou à mulher cobrir todo seu corpo, exceto mãos e rosto, diante dos homens estranhos. Allah, louvado seja, disse: “… que não mostrem seus atrativos mais do que está à vista” (Alcorão, Nur, 24: 31). O que está à vista são as mãos e o rosto, a menos que as mãos e o rosto sejam extremamente atraentes, então, devem ser cobertos também.

 O hijab protege a honra da mulher e permite que ela cumpra com suas funções na sociedade da melhor forma já apresentada à humanidade.

Requisitos do véu islâmico (hijab) correto:

A mulher pode vestir roupa do estilo e cores que deseje, sempre que cumpra com todos estes requisitos:

  1. Que a roupa tampe todas as partes íntimas (‘awrah).
  2. Que seja larga e cômoda e não apertada ou justa ao corpo, permitindo adivinhar o que há por baixo.
  3. Que não sejam transparentes e nem permitam ver o que há por baixo.