O valor da ética e dos bons modos no Islam

O valor da ética e dos bons modos no Islam

  1. É um dos maiores objetivos da Revelação ao Profeta.

Allah, o Altíssimo, disse: “Ele é Quem elegeu, dentre os iletrados (os árabes), um Mensageiro para que lhes recite Seus preceitos, para que lhes purifique” (Alcorão, Jumu’ah, 62: 2). Allah recorda Seu favor aos crentes de haver enviado um Mensageiro para ensinar-lhes o Alcorão e purificar-lhes; a purificação aqui é tanto espiritual quanto material: limpar os corações de todo tipo de associação a Allah, do ódio, da inveja e dos demais sentimentos destrutivos. Além também de limpar a fala e as ações de maus modos e maus costumes. O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Não fui enviado senão para ensinar-vos os bons modos” (al-Baihaqi, 21301); em consequência, o objetivo do Islam é elevar e melhorar a ética do indivíduo e da sociedade.

  1. A ética é parte fundamental da fé.

 Ensinar os bons modos é um dos maiores objetivos da Revelação ao Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele).

Foi perguntado ao Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele): “Quem é o crente cuja fé é mais completa?” e ele respondeu: “o de melhor caráter” (Tirmidhi, 1162 e Abu Dawud, 4682).

Certamente Allah definiu o bom comportamento e a fé quando disse: “A fé não consiste em orientar-se ao oriente ou ocidente, senão que consiste em crer em Allah, o Dia do juízo, os anjos, o Livro e os profetas” (Baqara, 2: 177). O bom comportamento faz referência a toda ação generosa, tanto nos modos quanto nas ações, por isso o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “A bondade é a ética e o bom caráter” (Muslim, 2553).

Evidencia-se também, no dito do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele): “A fé tem sessenta e tantas partes, sendo que a mais sublime é dizer la ilaha illa Allah (não há mais divindade além de Allah) e a menor é tirar um obstáculo do caminho. E o pudor também é parte da fé” (Muslim, 35).

  1. A ética se relaciona com todos os atos de adoração:

Sempre que Allah nos ordenou adorá-Lo, disse-nos sobre o objetivo ético da adoração e seu efeito na pessoa e na sociedade. Estes são alguns exemplos:

A oração: “Faze a oração, que certamente a oração preserva de cometer atos imorais e reprováveis” (Alcorão, ‘ankabut, 29: 45).

A caridade obrigatória (zakat): “Tome parte de seus bens (como zakat) para purifica-los (dos pecados) e santifica-los (da avareza)” (Alcorão, Taubah, 9: 103). Ainda que o objetivo principal da caridade obrigatória seja a justiça e a solidariedade social, também purifica a pessoa da avareza e do apego desmedido aos bens.

O jejum: “Foi-vos precrito o jejum, da mesma forma que àqueles que vos precederam, para que alcanceis a piedade” (Alcorão, Baqara, 2: 183). O objetivo do jejum é a obediência a Allah em Suas ordens e proibições. O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Aquele que não abandona o falso testemunho, então, Allah não se importa se ele abandona a comida e bebida (durante o Ramadan)” (Bukhari, 1804). Assim, se aquele que jejua não consegue ter melhores modos e comportar-se melhor com as pessoas, não cumpre o jejum.

  1. As grandes virtudes e as melhores recompensas daqueles que possuem bons modos:

Os textos do Alcorão e da tradição profética, em respeito aos bons modos, são inúmeros, alguns deles são:

  • Os bons modos serão as obras que mais pesarão no Dia do Juízo:

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Nada pesará mais na balança no Dia do Juízo que os bons modos, tanto que quem tenha bom caráter chegará a elevar-se tanto quanto o jejuador ou aquele que reza” (Tirmidhi, 2003).

  • É a maior causa para alcançar o Paraíso:

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “O que mais fará com que se entre no Paraíso será o bom caráter” (Tirmidhi, 2004 e Ibn Majah, 4246).

  • O homem com bom caráter estará mais próximo da posição do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) no dia da Ressurreição:

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Aqueles que mais amo dentre vós e os que estarão mais próximos de mim no Dia da Ressurreição são os que têm os melhores modos” (Tirmidhi, 2018).

  • Sua posição no Paraíso será a mais elevada, equiparando-se à do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele).

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Garanto que merecerá uma casa no Paraíso àqueles que deixaram de supor, ainda que aquilo for verdade; e asseguro a quem deixe de mentir, ainda que seja de brincadeira, uma casa no nível intermediário do Paraíso; e asseguro uma casa no nível mais alto do Paraíso àquele que melhore seu caráter” (Abu Dawud, 4800).

 Os bons modos são as melhores obras para Allah e proporcionam calma e alegria. .