Os cinco pilares do Islam

Os cinco pilares do Islam

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O Islam foi edificado sobre cinco pilares: o testemunho de que não há divindade afora Allah e que Muhammah é o Mensageiro de Allah; estabelecer a oração; dar a caridade obrigatória (zakat); a peregrinação à Casa e o jejum do Ramadan” (sahih Bukhari, 8 e sahih Muslim, 16).

Estes cinco pilares são as bases da religião e o apoio de sua estrutura. Por isso, explicaremos em detalhe nos capítulos posteriores.

O primeiro dos pilares do Islam é a fé na unicidade absoluta de Allah, o que consta no próximo capítulo, entitulado “tua fé”.

Depois vem a oração, que é o maior, mais grandioso e ilustre dos atos de adoração. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “a base da religião é a oração” (at-Tirmidhi, 2839), ou seja, a base do Islam, sobre a qual este se levanta e edifica e sem a qual não existiria o Islam, é a oração.

Entretanto, para que a oração seja correta, há uma condição que o muçulmano deve cumprir que é a purificação. Por isso, a continuação do capítulo “tua fé” seguirá acoplado ao “tua purificação” e depois, “tua oração” e assim por diante…

Os cinco pilares do Islam

1   2
O duplo testemunho de fé (shahadah), testemunhar que não há divindade exceto Allah e que Muhammad é o Mensageiro de Allah Realizar a oração
 
3   4   5
Dar a caridade obrigatória (zakat) O jejum do mês sagrado de Ramadan Peregrinar à Casa Sagrada em Meca