Os direitos dos pais

Os direitos dos pais

Honrar os pais e tratá-los com amabilidade e generosidade é uma das ações mais grandiosas e mais recompensadas por Allah, tanto que isto é comparado com Sua adoração e Sua unicidade.

Honrar os pais e tratá-los com respeito é uma das maiores razões para se entrar no Paraíso. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “O pai é a porta do meio do Paraíso, sendo assim, se você desejar, destrua esta porta ou cuide dela” (Tirmidhi, 1900).

  • A gravidade de desobedecer e abusar dos pais:

Tratar mal os pais é um dos pecados mais graves que figura em todas as religiões, por isso deve-se evitá-lo. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse a seus companheiros: “Digo-vos quais são os maiores pecados?” disseram: “Sim, ó Mensageiro de Allah” e ele respondeu: “Crer que Allah possui parceiros e maltratar os pais”(Bukhari, 5918).

  • Deve- se obediência a eles sempre que não seja algo que desagrade Allah:

É imperativo obedecer aos pais em tudo o que eles ordenam, exceto na ordem ilícita. Se isso acontece, então, não há que obedecê-los, pois implica na desobediência para com o Criador apenas para agradar a uma criatura. Allah, o Altíssimo, disse: “Ordenei o homem a ser benevolente com seus pais. porém, se te forçarem a associar-Me ao que ignoras, não lhes obedeças” (Alcorão, ‘Ankabut, 29: 8)

  • Tratai com bondade, especialmente quando estão em idade avançada:

Allah, o Altíssimo, disse: “O decreto de teu Senhor é que não adoreis senão a Ele; que sejais indulgentes com vossos pais, mesmo que a velhice alcance um deles ou ambos, em vossa companhia; não os reproveis, nem sequer digais ‘Uff!’; outrossim, dirigi-lhes palavras honrosas” (Alcorão, Isra, 17: 23).

Allah ordenou ao ser humano obedecer a seus pais, proibiu repeli-los e ser insolente com eles, especialmente quando são mais velhos e estão débeis, não se deve sequer queixar deles.

  • Os pais não muçulmanos:

O muçulmano tem a obrigação de obedecer a seus pais e tratá-los com amabilidade, ainda que não sejam muçulmanos. Allah, o Altíssimo, disse: “se vossos pais te constrangerem a Me associar o que desconheces, não os obedeceis; porém tratai-os com respeito” (Alcorão, Luqman, 31: 15). E não há bem maior que convidá-los ao Islam com sabedoria e carinho.