Os modos na hora de comer e beber

 

Os modos na hora de comer e beber

Allah, louvado seja, nos ensinou os modos na hora de comer e beber, para com eles alcançarmos os objetivos de recordar as bênçãos de Allah sobre nós, protegendo-nos da opulência e vaidade.

Estes são alguns modos:

  1. A proibição de comer ou beber com utensílios de ouro ou prata, ou banhado neles. Isso é ostentação e excesso e ofende os pobres e necessitados; disse o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) sobre solidariedade: “Não bebeis nem comeis com utensílios de ouro ou prata, pois eles são para eles (moradores do Inferno) nesta vida e para nós na outra” (Bukhari, 5110 e Muslim, 2067).
  2. Lavar as mãos antes e depois de comer, assim se limpa a sujeira ou os restos de comida.
  3. Dizer: “bissmillah” antes de começar a comer ou beber, que significa “em nome de Allah”, como agradecimento a Allah pela bênção da comida, também como forma de se encomendar a Ele. E, caso esqueça-se de dizer antes e se lembre quando já começou, dizer: “bissmillah awwalihi wa akhirih” que significa “em nome de Allah do princípio ao fim”. Um dia, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) viu um jovem que não sabia comer com educação e lhe disse: “Jovem! Menciona o nome de Allah, come com tua mão direita e comece pela parte mais próxima de ti” (Bukhari, 5061 e Muslim, 2022).
  4. Comer e beber com a mão direita. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Não comas com a mão esquerda, porque o Satanás come com ela” (Muslim, 2019).
  5. É recomendável não comer nem beber de pé.
  6. Comer da parte do prato mais próxima a você, caso seja um prato compartilhado e não da parte que pertence aos outros, pois isso é falta de educação. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “E come da parte mais próxima de ti”.
  7. É recomendável recolher o pedaço que cai, limpá-lo se tem algo sujo e comê-lo, desde que não seja prejudicial. Neste ato há uma clara consideração e agradecimento à bênção de Allah pelo alimento.
  8. não é bom um muçulmano criticar, desprezar nem menosprezar uma comida. Ou o muçulmano elogia e agradece ou deixa e mantém silêncio. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) jamais criticou uma comida; se ele não gostava, deixava-a e se gostava, comia (Bukhari, 5093 e Muslim, 2064).
  9. Não comer mais que o necessário e nem abusar, já que isso é causa de doenças e preguiça. O melhor é a moderação, assim como disse o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele): “Não há nada pior que encher o estômago com mais comida que a necessária para manter-se são e forte. Um terço do estômago para a comida; um terço para a água e o último terço deve permanecer vazio, para o correto funcionamento dele” (Tirmidhi, 2380 e Ibn Majah, 3349).
  10. Ao terminar, deve-se dizer: “alhamdulillah” (louvado seja Allah), assim se agradece a Allah pela bênção com que nos agraciou e que muitas pessoas necessitam. Também é recomendável dizer: “louvado seja Allah que me deu estes alimentos e me sustenta sem esforço, nem poder de minha parte”.

O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Allah se compraz com seu servo quando louva por sua comida e bebida” (Muslim, 2734).