Os objetivos do zakat

Os objetivos do zakat

Allah ordenou o zakat aos muçulmanos para atingir objetivos magnânimos. Alguns deles são:

  1. O apego à propriedade e dinheiro é um instinto que leva o ser humano a procurar por todos os meios de sua preservação. Por isso o Islam ordena cumprir com a caridade obrigatória, para purificar o espírito da imoralidade da avareza e cobiça, além de praticar o desapego desta vida mundana e suas tentações. Allah, o Altíssimo, disse: “Recolha de tuas propriedades uma caridade, para com ela purificá-las e educá-las” (Alcorão, Tawbah, 9: 103).
  2. Pagar a caridade obrigatória harmoniza a sociedade e cumpre com o princípio de solidariedade e fraternidade, já que o ser humano, por essência, ama a quem o trata com benevolência. Assim, os integrantes da sociedade muçulmana convivem de acordo com as relações de amor e fraternidade, apoiam-se como uma construção sólida, e isso se torna claro quando vemos que os índices de crimes, roubos e saques são muito baixos.
  3. com a caridade obrigatória concretiza-se o sentido de adoração e submissão total a Allah, o Senhor do universo. Quando um muçulmano abastado paga a caridade obrigatória de suas propriedades faz cumprindo a lei de Allah e esta é uma maneira de agradecer a Quem lhe abençoou com a riqueza e o agraciou com a prosperidade. Allah, o Altíssimo, disse: “Se sois agradecidos vos darei mais” (Alcorão, Ibrahim, 14: 7).
  4. Cumprindo com a caridade obrigatória se atinge o princípio da solidariedade social e o equilíbrio entre as classes sociais. Pagando a caridade obrigatória àqueles que merecem recebê-la se evita a acumulação de riquezas em poucas mãos. Allah, o Altíssimo, disse: “Para que acúmulo (de riquezas) não seja um privilégio dos opulentos” (Alcorão, Hashr, 59: 7).

 O apego aos bens materiais é um instinto humano, mas o Islam nos convida a purificar a alma e não nos apegarmos a eles.