Quais sao as orações recomendáveis?

Quais sao as orações recomendáveis?

É obrigatório para o muçulmano fazer cinco orações diárias, durante o dia e a noite.

Mas, apesar disto, o Islam incentiva que o muçulmano realize as orações voluntárias que aumentam o amor de Allah para com o servo e, desta forma, completa o que estiver incompleto nas orações obrigatórias.

Estas orações voluntarias (nawaafil) são várias:

  1. Voluntárias que acompanham as obrigatórias (sunan rawaatib): chamam-se desta maneira porque acompanham as obrigatórias e porque o muçulmano não as abandona.

Disse o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele): “Não há servo muçulmano que faça, diariamente, doze ra’kah voluntárias para Allah, sem que Allah construa, para ele, um lar no Paraíso” (Muslim, 728).

Estas são:

1 Duas ra’kah antes da salahtul fajr.
2 Quatro ra’kah separadas, duas a duas, antes do dhuhr e depois deste.
3 Duas ra’kah depois do maghrib.
4 Duas ra’kah depois do ‘isha.
  1. Al-Witr: significa literalmente “ímpar”, dado que a quantidade de suas ra’kah devem ser ímpar. É a melhor das orações voluntárias. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Faça o witr, ó gente do Alcorão!” (Tirmidhi, 453 e Ibn Majah, 1170).

O melhor tempo para realizá-las é o final da noite. Mas, pode-se realizá-la desde depois da salatul ‘isha até o romper da aurora (fajr).

Seu número de ra’kah não tem quantidade definida, o mínimo é de uma ra’kah, mas, o melhor é três; podendo fazer mais, caso deseje, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) realizava onze ra’kah.

A base de qualquer salah voluntária é que seja feita de duas em duas ra’kah, assim também é a salatul witr, mas, para finalizá-la, faz-se uma ra’kah. Nesta última ra’kah, depois de fazer o ruku e antes de abaixar-se para o sujud (prostrações) e repetir as citações – levanta-se as mãos, pedindo a Allah o que deseja, esta ação se chama “du’a al-qunut”.

Os momentos em que não é permitido realizar orações voluntárias:

Durante todo o dia e noite é permissível realizar as orações voluntárias, exceto em alguns momentos específicos que o Islam proibiu, pois são momentos em que os incrédulos realizavam suas adorações. Por isso, em alguns períodos, não se deve realizar mais que aquelas orações obrigatórias que devem ser recuperadas ou as orações que tenham uma razão específica, como por exemplo, a de saudação à mesquita (tahiyatul masjid), que é uma oração permitida em qualquer horário. Esta regra somente é válida para a oração, pois o dhikr (lembrança de Allah) e as súplicas são permitidas em qualquer momento.

Os horários proibidos são os seguintes:

1 Depois da oração do fajr até a saída completa do sol, que pode ser calculada em, aproximadamente, vinte minutos a partir da aurora.
2 O tempo em que o sol está no zênite, o qual é um período curto e dá início ao horário da oração do dhuhr.
3 Depois do salatul ‘asr até o pôr-do-sol.