Que animais são lícitos para o consumo?

Que animais são lícitos para o consumo?

O consumo de todos os animais, em princípio, é lícito, exceto aquele que o Alcorão e a tradição profética proibiram.

Abaixo apresentaremos uma lista do que é ilícito: Os animais cujo consumo é ilícito são os seguintes:

  1. O porco: no Islam é considerado um animal impuro, seu consumo é ilícito, total ou parcialmente, assim como todo produto derivado que tenha sua origem no suíno. Disse o Todo-Poderoso: “Está-vos vedado (beneficiar-vos de): a carniça, o sangue, o porco…” (Alcorão, Ma’idah, 5: 3) e também: “… a carne de porco porque é uma imundície vedada” (Alcorão, An’am, 6: 145).

     Todos os animais são lícitos para o consumo, exceto os que o Alcorão e a tradição profética proibiram.

  2. Todo animal que possui presas: incluindo os carnívoros grandes –como leões, tigres – ou pequenos – como gatos e cães, etc.
  3. As aves com garras: incluem todas as aves carnívoras e de rapina como o falcão, águia, abutres, etc
  4. Os insetos: os insetos terrestres são ilícitos por não poder sacrificá-los, exceto a lagosta, que é lícita. A razão é o dito do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele): “Foi-nos feito lícito, dos seres que não sacrificamos: o pescado e a lagosta” (Ibn Majah).
  5. As serpentes e os ratos: proíbe-se o consumo e nos foi permitido matá-los se entram nas casas ou se apresentam um risco para a vida humana. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) disse: “Cinco animais podem ser mortos, inclusive se a pessoa está em estado de ihram (consagração ritualística durante a peregrinação – quando não é permitido matar ou caçar): a serpente venenosa, o corvo, o rato, o cão raivoso e o escorpião” (Bukhari, 3136 e Muslim, 1198).
  6. O asno domesticado: é o asno utilizado nos povoados e aldeias como meio de transporte.

Tipos de animais cujo consumo é lícito:

Dividem-se em duas categorias:

  • Uma categoria de animais terrestres cuja captura é difícil ou impossível antes de sacrificá-los: neste caso serão lícitos somente se são caçados de maneira islâmica.
  • Animais domésticos fáceis de capturar: estes são lícitos somente se são sacrificados de maneira islâmica.