Sobre quais tipos de propriedades deve-se pagar o zakat?

Sobre quais tipos de propriedades deve-se pagar o zakat?

Não há que se pagar a caridade obrigatória (zakat) pelos bens cujo uso é exclusivamente pessoal, como são a casa (ainda que seja luxuosa), o automóvel (ainda que seja muito caro), as roupas ou alimentos, etc.

O zakat é descontado dos bens comercializáveis que, por norma, não são de uso exclusivamente pessoal, senão que são utilizados para aumentarem, por exemplo:

  1. O ouro e a prata que não são utilizados como parte da vestimenta ou adornos:

A caridade só se torna obrigatória nos casos em que a quantidade passa o mínimo e esteja nas posses da pessoa por um ano lunar completo, que são 354 dias. A quantidade do zakat de ouro e de prata que deve ser paga é a partir de: O ouro: 85 gramas, aproximadamente e a prata: 595 gramas. O muçulmano que chegue a possuir, por um ano completo, esta quantidade, então deve pagar 2,5% do valor.

  1. O dinheiro e os bens liquidáveis, ainda que não seja moeda – em espécie ou depositado em um banco:

Como se calcula a caridade obrigatória destes bens: compara-se o seu valor ao do ouro e, caso alcance a quantidade mínima de ouro para o zakat, que são 85 gramas, pelo período de um ano em sua posse, então, há que se pagar os 2,5%.

Um exemplo: o preço do ouro é variável, se supormos que o preço por um grama de ouro, no momento de pagar o zakat, é 25 dólares, então, a quantidade mínima para pagar o zakat seria de:

25 dólares (por cada grama) multiplicados por 85 (quantidade necessária para cumprir com a caridade obrigatória) equivalem a 2.125 dólares. Em consequência, a quantidade mínima de dinheiro para pagar a caridade obrigatória é de 2.125 dólares.

  1. Produtos comerciais:

Definição: todo produto que se comercializa, como os imóveis e outras construções, ou produtos como os alimentos destinados à venda ou bens de consumo.

Como se paga o zakat: transcorrido um ano desde sua aquisição, então, calcula-se o valor total da mercadoria no preço do mercado, no dia em que será pago o zakat. Assim, se este valor alcança o mínimo que torna obrigatório o pagamento, então, paga-se 2,5% do valor total da mercadoria.

 

  1. Produtos agrícolas: cultivos, frutos e grãos:

Allah, o Altíssimo, disse: “Crentes! Daí parte das coisas boas que haveis adquirido e do que tiramos da terra para vós!” (Alcorão, Baqara, 2: 267).

Esta caridade social é obrigatória em cultivos e frutos determinados, sempre que alcançar a quantidade mínima imposta pela lei islâmica.

Da mesma forma, diferencia-se entre os cultivos regados pela chuva ou rios e os regados por maquinaria ou trabalho na hora de calcular a caridade obrigatória, levando em consideração a situação das pessoas.

  1. O rebanho: bovinos, caprinos, camelídeos somente se pastoreiam e se alimentam sem gastos a seu proprietário na manutenção e alimentação do rebanho.No caso do proprietário ter que alimentá-los durante o ano ou durante a maior parte do ano, então não deve pagar o zakat sobre eles.

A quantidade de animais para cada tipo de gado, sobre os quais é obrigatório o zakat, pode ser consultada nos livros de jurisprudência.